Ulisses da Costa Guimarães Evangelista de Jesus, filho de Felizardo Evangelista de Jesus e Alzira Pedro Evangelista de Jesus, nasceu na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul e cresceu no Bairro Prenda na cidade de Luanda; foi lá que fez os seus melhores amigos e tomou contacto com a música e dança de forma impactante.
Cresceu em uma rua onde se realizavam “sentadas de música”, local onde tomou pela primeira vez contacto com instrumentos musicais, experiências com canto e dança por via de um grupo carnavalesco infantil; aos 16 ingressa no grupo de dança FÃS do SOS e aí reforçou a sua relação com a música/dança em inúmeros festivais, concursos de danças, dancings, festas e discotecas.
Como uma grande maioria dos jovens de sua geração, começou a trabalhar aos 18 anos e chegou à Rádio Nacional em 1985; entre testes, formações especializadas e estágio foi contratado em fevereiro de 1987 como operador de som.
A rádio alterou a sua forma de ouvir e estar na música porque trabalhou como operador de som nos canais A (programação musical generalista), B (programação musical angolana e africana), C (programação musical externa – incluía música clássica, pop, rock, baladas, reggae, R&B, Soul Music e Jazz e Rádio Cidade (programação musical angolana); as diferentes sonoridades e géneros ajudaram-no a perceber a verdadeira importância da música.
Em 1989 é promovido à sonorizador e trabalha com os programas Quintal do Ritmo, realiza o espaço “Viva a Música” na Rádio Luanda; os sons alteram a sua forma de viver a música e começa a desenhar projectos relacionados com a música.
Em 1990 inicia a sua a formação no exterior do país e durante 2 anos colabora com a RNA no processo de envio de música para a Discoteca da RNA.
Após o seu regresso ao país em 2001 reingressa na RNA e trabalha com as iniciativas Jornadas da Música, Caldo do Poeira, Top dos Mais Queridos e Top Rádio Luanda.
Entre 2002 e 2017 foi realizador e apresentador do espaço Clube da Música e por força desta experiência o gosto pela música ganha contornos especiais; entre 2017 e 2020 exerceu as funções Director Comercial e Marketing da RNA e nesta condição aprofundou conhecimento referente as grelhas e programação musical das rádios do Grupo RNA.
Actualmente trabalha 3 horas por dia na iniciativa “Portal e Redes Sociais da Música e Dança de Angola”, projecto que idealizou há mais de 20 anos e que iniciou concretização em 2022; as plataformas estão disponíveis nos endereços musicaangola.ao e redes sociais Facebook, Instagram, Tik Tok e Youtube.
Ulisses de Jesus entende que hábitos, costumes, filosofia de vida, histórias, estórias, amores, paixões e afectos, tudo cabe na música; entende igualmente que a música associada à dança constitui-se na maior manifestação cultural angolana. A música é a expressão da alma do povo angolano; cada mwangolé tem o seu ouvido, sua sensibilidade, suas vivências e suas preferências.
Para Ulisses de Jesus o portal da música estará sempre em construção e tem “objectivo de eternizar a música angolana e divulgar os diferentes estilos de dança, celebrando permanentemente estas duas artes, universais e que não têm barreiras políticas, culturais e éticas”… “no portal o internauta vai encontrar, biografias, discografias, músicas e letras de artistas angolanos; encontrará igualmente informação relevante dos conexos da música (produtores, instrumentistas, arranjistas, engenheiros de som, agentes, patrocinadores e promotores da música), bem como notícias, publicações, legislação do mercado da música e dança, agenda de espectáculos, projectos musicais, concursos e prémios, homenagens, produtos e serviços mercado da música e dança, programação musical das rádios e tvs, localização informações sobre estúdios, escolas de dança, discotecas, vídeos, playlist de músicas e links úteis referentes as instituições relevantes do mercado.”
Actividades Não Musicais
Projectos Musicais Relevantes
Divulgação dos diferentes géneros musicais e estilos de dança, celebrando permanentemente estas duas artes universais, que não têm barreiras políticas, culturais nem éticas.