Cantor

Nino Jazz
Instrumentista, Arranjador, Compositor e Produtor
Gênero: Kizomba | Semba | Massemba | Jazz | Soul Music | sonoridades da world músic
Local de Nascimento: Luanda-Angola
Data de Nascimento:

O versátil Adilson Tito de Sousa “Nino Jazz” encaixa-se precisamente na definição de “Jazz” de Herbie Hancock, um indivíduo com uma visão abrangente da música. Possui atributos como “swinging, improvisação, interacção em grupo; sujeito desenvolvido, aberto a diferentes possibilidades musicais”.
Inspira-se na Rebita do grupo “ aos Novatos da Ilha”.

Nino Jazz é um produto angolano que habilmente funde sua matriz cultural com sonoridades do mundo.
Entre 1995 a 1996 teve aulas de piano clássico com o professor Mateus Junior na igreja Metodista.
No universo da música, tudo começou com o amigo Guigui, que o apresentou a João Paulo da Banda Nsex Love. A partir desse encontro, Nino Jazz começou a visitar o Bairro Prenda, local onde viveu de 1 ano aos 9 anos de idade antes de ingressar no mundo da música. Coincidentemente, o Prenda é o bairro dos Jovens do Prenda, Ases do Prenda, Filipe Mukenga, André Mingas e SOS, para citar as bandas e cantores mais proeminentes desse local.

A música, fonte de ampla gama de emoções, motivou as visitas de Nino ao Prenda, impulsionadas pela conexão com Nsex Love. De 1994, aos 14 anos, Nino teve que aguardar seis anos por uma oportunidade. Nesse período, absorveu ensinamentos de João Paulo, dicas de Yuri Lengue, elasticidade vocal de Bigu, criatividade de Walter e liderança de Henda Pitra. Esses factores, que Nino considera valiosos aprendizados, moldaram-no como teclista, cercado por excelentes profissionais.
Na festa de passagem do milénio, em 1999 para 2000, aos 19 anos, 8 meses e 29 dias, Nino Jazz tornou-se o terceiro teclista da Banda Nsex Love, marcando o início da sua carreira profissional em evento especial na Rádio Vial. Essa oportunidade foi inesquecível e significativa para o resto de sua vida profissional.

Sua carreira de 23 anos inclui a produção de mais de 15 CDs e mais de 200 shows. Instrumentista, arranjador, compositor e produtor, Nino Jazz vive da música, tendo já compartilhado o palco com uma grande maioria dos artistas nacionais. Considera-se um produtor e instrumentista do mundo porque tem parceiros de profissão espalhados por todos os continentes; a internet proporcionou o surgimento de novos paradigmas sociais e impulsionou a modificação de outros já estabelecidos nas esferas da comunicação e também da música; Nino Jazz grava em Luanda e Europa, masteriza nos EUA e edita na América do Sul.

Vive cercado de teclados e instrumentos para a captação e mistura de música; é apenas Adilson Tito de Sousa na hora de apresentar o bilhete de identidade e o passaporte, o menino Nino, apelidado de Jazz, é dos produtores mais procurados para produção de todos os géneros musicais, não é por mero acaso que o Jazz “é a mãe de todas as músicas”.