José Eduardo Paulino dos Santos (Luanda, 28 de Setembro de 1984), mais conhecido pelo nome artístico de Coréon Dú, é cantor, director criativo e produtor angolano. É amplamente conhecido em Angola pelo seu estilo musical diverso, as suas escolhas arrojadas, no que toca à moda e a sua contribuição a projectos inspirados pela cultura popular angolana, nomeadamente nos domínios da música, dança, moda, TV e cinema.
Entre os seus vários projectos, destacam-se o documentário, “I Love Kuduro”, os álbuns em nome próprio, “The Coréon Experiment” e “Binario”, a produção da novela Windeck, nomeada para um Emmy internacional, na categoria de “Telenovela” e o seu trabalho actual com a label independente, Da Banda, que promove a música de influência angolana, internacionalmente.
Filho de Maria Luísa Perdigão Abrantes e José Eduardo dos Santos, Coréon Dú nasceu em Luanda, Angola. Passou os primeiros anos de vida em Luanda, Angola e, alguns anos após a separação dos pais, com oito anos, Coréon mudou-se para Lisboa, Portugal, para casa dos avós maternos. Mais tarde mudou-se para os Estados Unidos. Com a idade de 11 anos, mudou-se, com a mãe, para o norte do estado da Virgínia, perto de Washington DC. Durante o ciclo preparatório, descobriu que sabia cantar e começou a cultivar esse talento. Durante a escola secundária tornou-se solista no coro da escola, desenvolvendo um grande interesse por musicais.
Coréon continuou a actuar em coros, durante o seu curso universitário, na Universidade Loyola Maryland, onde tirou o bacharelato em comunicação social. Em 2010 fez o mestrado em dança para teatro, no Conservatório de Música e Dança Trinity Laban, em Londres.
Coréon Dú provém de uma família musical. O primo do seu avô, Liceu Vieira Dias, foi membro fundador do grupo N’gola Ritmos. O seu filho, o músico Carlitos Vieira Dias desempenhou um papel fundamental, ao apresentar Coréon, seu sobrinho, a Filipe Mukenga e Filipe Zau, dois dos mais icónicos compositores angolanos. Os dois escreveram as músicas “Serpente” e “Ilha”, respectivamente, que se tornaram grandes êxitos do primeiro álbum de Coréon Dú.
André Mingas, sobrinho de Liceu, foi também uma importante força motora da música de Coréon, ao escrever “Lemba”, canção muito bem recebida em Angola.
O primo do pai, Beto Gourgel, foi um dos mais conhecidos comediantes e músicos. O seu filho, Kizua Gourgel é também um cantor-compositor muito bem sucedido em Angola. No início dos anos 2000, as primeiras aparições públicas de Coréon Dú aconteceram com a banda de Kizua, durante alguns dos seus concertos, nas discotecas de Luanda.bonne.
Album Peak chart positions Certifications
US
2010 The Coréon Experiment
Released: September 23, 2010
Label: Da Banda
– –
2013 The WeDú Experiment
Released: September 14, 2013
Label: Da Banda
– –
2014 Binario
Release: September 9, 2014
Label: Da Banda
– –
2018 The Love Experiment
Release: November 15, 2018
Label: WeDú
– –
2019 The Love Experiment ( Deluxe)
Release: July 28, 2019
Label: WeDú
Divulgação dos diferentes géneros musicais e estilos de dança, celebrando permanentemente estas duas artes universais, que não têm barreiras políticas, culturais nem éticas.