Cantor

Bonga Kuenda
Cantor | Compositor
Gênero: Semba | Kizomba | Baladas | Rebita | World Music
Local de Nascimento: Luanda-Angola
Data de Nascimento: 5 setembro, 1942

Barceló de Carvalho (Bonga) nasceu em Icolo e Bengo e cresceu em Luanda, nos bairros Coqueiros, Ingombota, Rangel e Marçal. Desde pequeno viveu num ambiente intimista de preservação das músicas e tradições angolanas. Por isso, o folclore dos musseques cedo o fascinou. O gosto pela música começou com as turmas dos bairros, em especial no Marçal, onde fundou o grupo Kissueia. Depois criou o próprio estilo musical, afirmando-se a especificidade da cultura angolana, numa época muito conturbada.

Em 1972, na Holanda, lançou o primeiro álbum “Angola 72”, no qual canta a revolução e o amor à pátria. Nesta altura passou a usar o pseudónimo Bonga Kwenda. Um ano depois, actuou, pela primeira vez, nos Estados Unidos, num espectáculo de homenagem à cultura lusófona.Em Abril de 1974 lançou o CD “Angola 74”. Nos anos 80 torna-se no primeiro artista africano a actuar a solo, dois dias consecutivos no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. É o primeiro africano “Disco de Ouro” e “Platina”, em Portugal.

Em 2010 foi galardoado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Música. Em 2014 foi condecorado, pela Embaixada de França em Angola, com a insígnia de Cavaleiro na Ordem das Artes e Letras, e em 2018 o Estado angolano o condecorou com a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1.ª Classe, no âmbito das celebrações do 43º aniversário da independência nacional. Actualmente tem mais de 300 composições, 32 álbuns, mais de 60 videoclipes e sete bandas sonoras de filmes.